quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Mais de 200 mil estudantes beneficiados pela VW em 2010

Projetos da Volkswagen beneficiam mais de 200 mil estudantes brasileiros em 2010

Em 2010, os projetos educacionais da Fundação Volkswagen - Brincar, Entre na Roda e Estudar pra Valer! - beneficiaram 204 mil estudantes, um número 92% maior do que o alcançado em 2009, proporcionando formação pedagógica complementar para 1.700 educadores. Com 31 anos de atuação completados em novembro, a Fundação Volkswagen coordena e executa os investimentos sociais da Volkswagen do Brasil.

O número de municípios atendidos pela instituição em 2010 cresceu 15%, somando 94 cidades. No período de 2003 a 2010, os projetos educacionais da Fundação Volkswagen foram levados a 700 mil estudantes, 9.400 educadores e 242 municípios de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná.

Outro projeto educacional realizado com sucesso foi o "Aprender com a Pinacoteca", que levou 1.500 estudantes e 44 professores de São Bernardo do Campo para aulas de arte na Pinacoteca do Estado de São Paulo, uma vez que todas as escolas da rede municipal têm ateliês de artes. O projeto foi reconhecido, por sua qualidade e abrangência, no 11º Congresso Internacional de Cidades Educadoras, em 2010, na Cidade do México.

Sustentabilidade

O projeto "Costurando o Futuro" cresceu 207% em relação a 2009, com a capacitação de 123 pessoas com oficinas de corte, costura e empreendedorismo. "O projeto atende às três dimensões da sustentabilidade: social, ambiental e econômica, pois promove a inclusão social de moradores do entorno da fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo, gera renda na comunidade e permite o reaproveitamento de uniformes usados pelos trabalhadores da empresa e tecidos automotivos que seriam descartados", explicou o presidente da Fundação Volkswagen, Dr. Josef-Fidelis Senn, que também é vice-presidente de Recursos Humanos da Volkswagen do Brasil.

Na área do desenvolvimento social, a Fundação Volkswagen também foi destaque. O concurso "Volkswagen na Comunidade", que oferece prêmio em dinheiro para a implementação de projetos de organizações sociais na comunidade, recebeu neste ano 329 propostas inscritas por intermédio de colaboradores da Volkswagen do Brasil. Em 2009, o programa havia recebido 294 inscrições.

O Instituto Baccarelli, que tem a Volkswagen como uma das mantenedoras, também registrou crescimento. O projeto, que oferece aulas de música a moradores da comunidade Heliópolis, em São Paulo, beneficiou neste ano mais de 1.200 pessoas. O Coral da Gente contou com a participação de 892 crianças e jovens, 213% a mais do que em 2009. A formação instrumental (orquestra) teve 333 participantes, 44% mais do que em 2009. Ainda em 2010, a Orquestra Sinfônica Heliópolis fez a sua primeira turnê pela Europa.

Projetos para 2011

Em 2011, será inaugurada a 3ª "Biblioteca Volkswagen", na fábrica da Volkswagen do Brasil em Taubaté, com 2.500 livros disponíveis para os colaboradores e seus familiares. As outras duas bibliotecas existentes nas fábricas funcionam nas unidades de São Bernardo do Campo e em São José dos Pinhais. Até 2012, a unidade de São Carlos também será atendida.

Também neste ano, para formar os condutores do futuro, a Fundação Volkswagen lançará o projeto "Educação no Trânsito". Será disponibilizado no site da instituição (
www.fundacaovw.org.br) um jogo no qual os usuários poderão "dirigir" e aprender sobre leis de trânsito, manutenção veicular, prevenção de acidentes e ética. "Queremos contribuir para a formação dos condutores do futuro", explicou a diretora da Fundação Volkswagen, Conceição Mirandola.  Será lançado o projeto educacional "Aceleração de Aprendizagem", que beneficiará cerca de 400 estudantes e 40 professores de Resende (RJ). Está previsto também o patrocínio à Bienal do Livro do Rio de Janeiro.
Fonte: Mundo do Marketing

Sem comentários:

Enviar um comentário