quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

VW mostra conceito econômico XL1

Carro que faz até 111 km/l será exposto no Catar
Por Vitor Matsubara | 25/01/2011
 
A Volkswagen revelou nesta terça-feira, 25 de janeiro, as primeiras imagens e informações oficiais do Formula XL1, protótipo que será apresentado pela marca no Salão do Catar.

O carro-conceito é o mais novo representante na linha de projetos ecologicamente corretos desenvolvidos pela VW, que já apresentou o 1-Litre (em 2002) e o L1 (de 2009). Segundo a empresa, o XL1 conta com o que há de mais avançado em tecnologia voltada para economia de combustível.

O motor que equipa o XL1 tem 800cc e dois cilindros com turbocompressor, que gera 47 cv. Ele trabalha em conjunto com um propulsor elétrico de 27 cv, abastecido por uma bateria de íon-lítio. O veículo pesa apenas 795 quilos e possui transmissão de sete velocidades e embreagem dupla.

De acordo com a VW, o Formula XL1 acelera de 0 a 100 km/h em 11,9 segundos e atinge a velocidade máxima de 160 km/h, limitada eletronicamente. Quanto à autonomia, a montadora diz que o veículo consegue rodar até 111 quilômetros com apenas um litro de diesel e 35 quilômetros apenas com o uso da eletricidade.

O desenho pouco comum da carroceria, constituída de painéis reforçados de polímero de fibra de carbono, também ajuda a poupar combustível. No entanto, ao contrário dos projetos anteriores, que transportavam os passageiros um atrás do outro, o XL1 adota uma configuração mais convencional, com dois lugares lado a lado.

A VW não descarta a produção em série de um modelo semelhante – ou pelo menos com o mesmo conceito econômico – do XL1 em um futuro não muito distante.

Fonte Quatro Rodas

Sem comentários:

Enviar um comentário