quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Bulli, a nova Kombi, é confirmada por designer da Volkswagen, em Detroit


Seguindo o ciclo de lançamentos de SUV dos concorrentes, a Volkswagen deu pistas de como será o MPV (veículo multiproposta) da marca. A montadora pretende apostar na versão modernizada da Kombi, que passará a se chamar Bulli. No salão do automóvel de Detroit o modelo foi apresentado como a Kombi do século 21.

O Bulli surgiu pela primeira vez em março do ano passado, como conceito, durante o Salão de Genebra. Depois, em setembro, apareceu outra vez, no Salão de Frankfurt. Em Detroit, porém, não deu as caras, confirmando que deve estar se preparando para o passo fundamental: abandonar o caráter de protótipo e reaparecer pronto para ganhar as ruas.

A Volkswagen do Brasil não repassa informações adicionais de modo oficial, mas por mais de uma vez, funcionários da marca deixaram escapar algo ao apontar que a Kombi, além de ser um veículo de concepção já antiga, deve contar com novidades em breve. Além do estilo apenas utilitário do atual modelo, porém, a nova Kombi será um veículo múltiplo e mais integrado com a família, daí o lado simpático e multifuncional. De resto, precisa de estrutura para incluir airbags e ABS - a atual não permite isso.

A informação foi confirmada pelo chefe de design do Grupo Volkswagen, o italiano Walter de Silva. O designer também é responsável pelo visual da Audi, Bugatti, Lamborghini, Seat e Bentley. Como um cirurgião plástico automotivo, foi dele a tarefa de mexer na "cara" dos carros da marca, dando-lhes uniformidade e permitindo a fácil identificação de um Volks. Isso garante também uma padronização que reduz custos.

"Nosso comprador precisa de produtos simpáticos, pois ele não pensa apenas no lado funcional do carro. O novo Beetle Cabriolet chega no final do ano, e o Bulli também está vindo", afirmou o designer. Durante a conversa, de Silva tocou no assunto mais de uma vez, sendo que em uma delas acrescentou que sua mesa de trabalho inclui, além desse MPV (ou veículo multiproposta, categoria à qual pertecence o Bulli/Kombi), um novo SUV.

Sem comentários:

Enviar um comentário