terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Fábrica da Volkswagen no Paraná completa 13 anos


Uma das mais modernas fábricas do grupo Volkswagen, a unidade de São José dos Pinhais, na Grande Curitiba (PR), comemora nesta quarta-feira (18) seu aniversário como uma das maiores indústrias empregadoras do estado e uma referência em qualidade para o setor automotivo. Desde a inauguração, em 18 de janeiro de 1999, o complexo industrial produziu mais de 1,8 milhão de veículos para os mercados interno e externo e, atualmente, gera mais de 10 mil empregos diretos e indiretos.

Inaugurada como fabricante Volkswagen e Audi, a unidade paranaense produz hoje exclusivamente veículos Volkswagen dos modelos Fox, CrossFox, SpaceFox e Golf. O complexo, que responde por mais de 21% da produção da Volkswagen do Brasil, já conquistou o marco histórico de mais de 1 milhão de Fox e de meio milhão de Golf produzidos, com as Certificações de Qualidade ISO 9001 e VDA 6.1.

Na busca constante pela qualidade, a fábrica desenvolverá no início deste ano o novo programa internacional de qualificação, o "Paixão pelo Detalhe", já realizado pelo Grupo Volkswagen na Alemanha, Espanha, Portugal, Índia e na unidade brasileira de São Bernardo do Campo (SP). O treinamento visa mostrar aos profissionais das áreas produtivas e administrativas a importância de atender, em cada detalhe, todas as necessidades, percepções e expectativas do cliente. O programa vai oferecer estações interativas, onde vários sentidos, como tato, olfato e visão, serão exercitados.

Principais reconhecimentos

A Volkswagen de São José dos Pinhais recebeu reconhecimentos importantes nesta trajetória, como os prêmios de Maior Exportadora do Paraná e Maior Exportadora Sul do Brasil (Revista Expressão), Qualidade Brasil (International Quality Service) e os prêmios Expressão de Ecologia (Editora Expressão). Em 2011, a unidade foi homenageada pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Paraná com o título "Honor Companies da Universidade".

Em pesquisa de satisfação dos produtos, o CrossFox foi reconhecido como "o melhor modelo entre os compactos" (J.D.Power) em 2011. Os modelos Fox e SpaceFox foram eleitos os campeões do Car Group, ranking que avalia o menor custo e tempo de reparo dos veículos vendidos no Brasil após uma colisão. Ainda em 2011, o Fox e o SpaceFox também foram considerados "As Melhores Compras" pelo 4º ano consecutivo nas suas respectivas categorias (revista Autoesporte).

"Nessa trajetória, conquistamos diversos prêmios que reforçam o nosso comprometimento constante com a excelência na qualidade", afirmou o diretor da unidade, Volker Germann.

Gestão ambiental

 A fábrica se destaca ainda por utilizar tecnologia avançada em todo o seu processo de produção, como a solda a laser e a tinta à base de água na pintura de automóveis, evitando a emissão de solventes. Certificada pela ISO 14001, norma mundial que atesta a boa gestão ambiental das organizações, a unidade possui um avançado processo de tratamento de efluentes, que trata os esgotos convencionais e industriais. Conta também com um sistema de monitoramento ambiental que controla a qualidade do ar e das águas.

O reflorestamento da mata nativa é uma das práticas sustentáveis permanentes visando a preservação ambiental. O viveiro dentro do terreno da fábrica produz 10 mil mudas por ano. Mais de 100 mil mudas de espécies nativas foram plantadas nesses 13 anos de história. Só no ano passado, foi realizado o plantio de mais de 800 mudas de várias espécies nativas em parceria com a Câmara Americana de Comércio - Amcham.

Qualificação profissional

A empresa também prima pelo compromisso com o desenvolvimento dos seus colaboradores, nos programas de treinamento e qualificação. A unidade disponibilizou cerca de 300 mil horas de treinamentos internos nos últimos 2 anos. Um exemplo de programa de treinamento corporativo permanente é o moderno centro de capacitação profissional da fábrica, chamado de Profiraum.

Todos os novos contratados passam pelo Profiraum para participar de 80 horas de treinamento para a integração antes de iniciarem as atividades na fábrica. Já os atuais colaboradores são atualizados com novos processos ou ferramentas e aperfeiçoados para novas funções, com os cursos de funilaria, pintura, entre outros. Assim, os treinamentos desenvolvem novas habilidades e conhecimentos, permitindo ao colaborador crescer dentro da empresa.

Empresa cidadã

O comprometimento com a comunidade é fortalecido com inúmeras ações sociais, em parceria com a prefeitura do município. Por meio da Fundação Volkswagen, a empresa realiza o projeto Brincar, com foco na formação continuada de educadores infantis da rede municipal de ensino de São José dos Pinhais. A unidade recebeu da prefeitura o título de empresa cidadã ao presentear na época do Natal crianças carentes de entidades da região, com apoio de seus colaboradores.

"A Volkswagen é uma das empresas mais importantes para a nossa região pelo que representa na criação de empregos e no papel social que desenvolve com a comunidade", destacou o Secretário de Indústria, Comércio e Turismo do município, Christian Bundt.

 A empresa foi uma das principais patrocinadoras oficiais das quatro últimas edições do Festival de Curitiba e do Festival de Natal de São José dos Pinhais em 2011, além de possuir uma biblioteca com acervo de mais de 2,5 mil títulos que atende a todos os colaboradores e seus familiares. (andrea.cipriano@volkswagen.com.br)

Números

 Produção desde a inauguração: mais de 1,8 milhão de unidades
 Empregos diretos e indiretos: mais de 10 mil
 Fornecedores no PIC - Parque Industrial de Curitiba: 15
 Área total da fábrica: 1,3 milhão m²
 Área construída: 303 mil m²

Sem comentários:

Enviar um comentário