terça-feira, 19 de junho de 2012

Novo espelho elimina pontos cegos


Um professor da Universidade Drexel, na Filadélfia (EUA), resolveu o problema do ponto cego dos espelhos retrovisores externos de carros. O responsável pela invenção é Andrew R. Hicks, professor de matemática da instituição. Sua inspiração foi badalada: o acessório segue o mesmo princípio de um globo de discoteca, com mini-espelhos dispostos em diferentes ângulos. 

Para chegar ao produto final, o mestre desenvolveu um algoritmo que controla o modo como a luz é refletida, para que ele não se pareça como um espelho curvo. O campo de visão do artefato de Hicks é de 45 graus – um grande avanço em relação à maioria dos retrovisores, os quais oferecem ao motorista área de 15 a 17 graus. 

O professor já recebeu a patente pela criação, mas ainda não a verá nos veículos novos dos Estados Unidos, que devem apresentar peças refletoras completamente planas. Até hoje, a única saída para solucionar este problema era um espelho convexo pequeno, utilizado no campo superior esquerdo do regular. O grande diferencial da invenção de Hicks é a definição da imagem refletida, sem grandes distorções. A novidade poderá ser incluída nos automóveis como acessórios, depois de terem saído das concessionárias. 

Fonte: Auto Esporte

Sem comentários:

Enviar um comentário