quarta-feira, 11 de julho de 2012

Volkswagen obtém R$ 342 milhões do BNDES para carros


A diretoria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) divulgou o financiamento de R$ 342 milhões para a Volkswagen. Segundo o comunicado, os recursos serão destinados ao desenvolvimento de um veículo subcompacto, de um sedã médio e à modernização (facelift) de outros modelos produzidos pela montadora.

O subcompacto, ainda sem nome, deverá ser o novo carro de entrada da montadora, que promete um veículo mais barato que o Gol G4, atualmente o de menor preço no portfólio da marca.

Previsto para estrear no Brasil em 2014, o carro será feito com base no modelo global Up!, lançado no ano passado na Europa. "Os investimentos da Volkswagen apoiados pelo BNDES buscam aprimorar tecnologias já desenvolvidas em veículos lançados em outros países", confirma o banco. "É o caso da produção do modelo subcompacto, incluindo a nacionalização de suas peças, e do desenvolvimento do sedã médio." 

"Queremos atingir os jovens que vão comprar o primeiro carro”, explicou o presidente da VW no Brasil, Thomas Schmall, em fevereiro de 2011, quando a montadora falou dos planos para o subcompacto.

O modelo será fabricado no Brasil, mas com outra configuração, já que a plataforma global permite alterações significativas. Na Europa, ele é vendido com motor 1.0 de três cilindros de 60 cavalos e 75 cv, além de uma versão com maior eficiência de consumo de combustível, a BlueMotion Technology, também de 60 cavalos. A Volkswagen pretende lançar ainda este ano a versão cinco portas do Up!, apresentada no Salão de Genebra, além de uma opção de câmbio automático e uma variante totalmente elétrica.

O comunicado do BNDES diz ainda que "a modernização de outros modelos da Volkswagen prevê alterações estéticas na frente e traseira, acabamento interno e novos motores, em linha com o que será oferecido na Europa".

Além disso, o banco informa que o empréstimo inclui investimento em dois projetos sociais desenvolvidos pela Fundação Volkswagen. O primeiro é o Costurando o Futuro, que capacita moradores de baixa renda no entorno das fábricas da VW em São Bernardo do Campo (SP), onde já é realizado, e São José dos Pinhais (PR), por meio do trabalho em oficinas de costura e confecção. O outro é o Aceleração da Aprendizagem, realizado em Resende (RJ), onde a Volkswagen possui a fábrica de caminhões MAN, e em outros municípios, que será ampliado para o Espírito Santo. O objetivo é reduzir a evasão escolar decorrente da defasagem de idade observada quando o aluno repete de ano várias séries seguidas.



Sem comentários:

Enviar um comentário