segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Volkswagen CC 2013 custa R$ 208 mil e consegue acelerar tanto quanto um BMW 335i, de R$ 304 mil



Muitas vezes, e principalmente no Brasil, um carro é comprado pelo status que proporciona. E somente por isso: às vezes ele nem é tão bom assim, ou não vale o que custa. Não é preciso dizer quais são -- em alguns casos, você sabe, a supervalorização se deve ao emblema que ele ostenta na grade dianteira.

Existe também a antítese dessa fórmula: o Volkswagen CC, um esportivo com motor de 300 cavalos, escondido sob a maquiagem de "carro de luxo de marca popular", capaz de deixar muitos desses modelos "bem nascidos" de cabelo em pé.

Explicamos o porquê da relação acima. Você pode achar salgados os R$ 208.024 pedidos por um CC zero-quilômetro. Mas a conta começa a adocicar quando você descobre que apenas 10 cv separam esse Volkswagen de um BMW 335i, que custa R$ 304 mil (um carro que não é seu concorrente direto pelo formato da carroceria, mas tem peso e potência semelhantes).

O CC não tem a tocada prazerosa, a sensibilidade da direção ou o status que o BMW oferece, mas o nível de luxo e de equipamentos dos dois é quase mesmo. Também é igual nos dois (pasme) a aceleração de 0 a 100 km/h (feita em 5,5 segundos) e a velocidade máxima, de 250 km/h (limitada eletronicamente em ambos). A partir daí, os quase R$ 100 mil de diferença são capazes de fazer até o mais exigente refletir.

DIVERSÃO É ITEM DE SÉRIE


Desde a época do Passat CC (de Comfort Coupé), não há como não se encantar com a rapidez do câmbio DSG (automatizado de dupla embreagem) e a suavidade de suas trocas de marchas, ainda que o motor cause certa decepção nas respostas, pois só depois de 2.000 giros é possível ter ao fôlego que se espera de um esportivo.

Outro ponto que poderia ser revisto é o giro em que os 35,7 kgfm de torque aparecem por completo: eles só chegam a 2.400 rpm (os 28,6 kgfm do motor 2.0 TFSI de Jetta/Fusca/Passat, por exemplo, surgem por inteiro a sorrateiras 1.700 rpm).

Ainda assim, o CC é o carro mais explosivo que a Volkswagen oferece no Brasil (o Touareg R-Line V8 é 1 segundo mais lento) e possui um ronco invocado, mais agressivo que o tradicional ruído emitido por motores de seis cilindros que equipam SUVs vendidos no país. Sua dinâmica em curvas não pode ser comparada à de modelos criados para agradar neste quesito, mas surpreende por se tratar de um carro feito sobre a mesma plataforma do comprido Passat.


Reportagem publicada no Portal UOL, por André Deliberato.

Sem comentários:

Enviar um comentário